A inovação que promete revolucionar a indústria da cortiça
Economia

A inovação que promete revolucionar a indústria da cortiça

De uma colaboração entre a Egitron e a Azevedos Indústria, nasceu um equipamento modular que oferece um sistema automático de medição das características das rolhas de cortiça, denominado PrecisionCork, que elevará o rigor do controlo da qualidade, transportando-o do laboratório para o chão de fábrica

“Vem mudar o paradigma de controlo da qualidade na indústria transformadora da cortiça. Através de tecnologias inovadoras, métodos disruptivos e engenharia avançada, traz o controlo de qualidade do laboratório para o chão de fábrica. Numa solução totalmente modular e alinhada com a indústria 4.0, introduz o conceito de zero-defeitos na produção da rolha de cortiça”. Assim é apresentado o PrecisionCork.

Foi no CTCOR – Centro Tecnológico da Cortiça, em Santa Maria de Lamas, no dia 25 de julho, que decorreu a apresentação deste equipamento modular que promete revolucionar a orgânica da indústria corticeira, desde o laboratório à produção, que resulta de uma parceria entre as empresas Egitron, de Mozelos, e Azevedos Indústria, de Lourosa.

Egitron, ligada à engenharia e automação industrial, focada no controlo de qualidade de produtos e processos, e Azevedos Indústria, que visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor industrial, uniram-se e criaram um instrumento que mitiga a falta de exatidão que atormenta os empresários do setor.

Para acabar com problemas como a recolha manual de exemplares, que faz com que a amostragem analisada seja pouco significativa face ao volume produzido, ou para aumentar a quantidade das rolhas testadas a cada hora, assim como os índices de rigor, e ainda para evitar que a variabilidade de todo o processo influencie os resultados, os empresários da indústria corticeira poderão apetrechar-se com o PrecisionCork.

Trata-se de um sistema automático de medição das características das rolhas de cortiça, um equipamento modular que permite – com um rigor e uma velocidade até então inexistentes na atividade industrial corticeira – medir o comprimento, diâmetro, peso, densidade e humidade das mesmas.

Para se ajustarem às necessidades ou preferências do cliente-utilizador, Egitron e Azevedos Indústria desenvolveram o PrecisionCork em módulos, ou seja, pode integrar os módulos de dimensões (comprimento, diâmetro e volume), os de pesagem ou os de humidade. Em complementaridade, permite que sejam adaptados sistemas de alimentação e separação customizáveis. Facilita a análise de rolhas já cilíndricas – produto final – ou não retificadas/topejadas.

Totalmente automatizado, o equipamento pode ser ajustado automaticamente a diversos calibres de rolhas e elimina a necessidade de manuseamento de aparelhos de medição. Apostado na rapidez e na precisão, como o nome indica, pode inspecionar cerca de dez mil rolhas a cada hora, calculando em simultâneo a densidade real de cada uma e faz com que a estratégia zero-defeitos ganhe uma nova dimensão com o surgimento do PrecisionCork.

Além do hardware, também o software apresenta novidades para os clientes. Podem comandar e monitorizar o equipamento, configurar ensaios e limites de aceitação de valores, visualizar o histórico de resultados e analisar a estatística dos ensaios.

Armindo Oliveira, da Egitron, assegurou que o surgimento do PrecisionCork vai “implicar mudanças na indústria”, referindo ser “um novo paradigma” para os empresários. Já Daniel Nunes, da Azevedos Indústria, salientou a alta precisão, a cadência e os ajustes totalmente automáticos do equipamento, enquanto Pedro Meneses, da Egitron, destacou as melhorias do processo de controlo de qualidade entre o pré e o pós-PrecisionCork.

Características técnicas

– comprimento da rolha: 36 a 98mm

– diâmetro da rolha: 22 a 36mm

– cadência máxima: 10.000 rolhas/h

– precisão dimensional (diâmetro): +/- 0.02mm

– precisão dimensional (comprimento):

                    . cadência de 10.000 rolhas/h: +/- 0.1mm

                    . cadência de 3.600 rolhas/h: +/- 0.05mm

– precisão da pesagem: +/- 0.05g

– precisão da humidade: +/- 0,5%

Módulos

Alimentação: sistema de moegas que permite ter uma alimentação contínua de rolhas

Humidade: sistema de medição da humidade total das rolhas, sem contacto, por micro-ondas

Dimensões: sistema de medição do comprimento e diâmetro das rolhas, sem contacto

Pesagem: sistema de medição da massa

Separação: sistema de separação das rolhas inspecionadas em cestos

Controlo do Processo Industrial: módulo de comunicação que disponibiliza os resultados das medições, em tempo real, aos equipamentos produtivos

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X